Responsabilidade Social :: Projeto Yaya

» Projeto Yaya

A historia de nossa Organização, valores e princípios em muitos momentos se misturam com a historia de coragem, dificuldades e raça de nossa fundadora. Yaya, com mais ou menos 80 anos, aposentada, iniciou este trabalho de forma informal; com única idéia de ajudar crianças na época do natal, principalmente aquelas em situação econômica difícil. Em 1995, chamou oito crianças Comunidade de Yaya pequenas e fez tudo sozinha; No ano seguinte já envolveu os filhos e alguns amigos, aumentou as crianças, prepararam um belo risoto, refrigerantes, balas... E recebeu seus pequeninos convidados.

E assim esses encontros natalinos foram acontecendo por três anos seguidos e a cada ano foram aumentando o numero de participantes.

A partir do terceiro ano já aperfeiçoamos a idéia, e durante o ano iniciamos o Projeto Vida Viva em parceria com a Federação das Bandeirantes do Brasil - São Paulo, onde promovíamos aulas de reforço para as crianças com dificuldades, palestras cujos assuntos eram sugeridos pelas mães, atividades e passeios com as crianças além de orientação jurídica gratuita aos adultos que necessitassem de orientação.

Fomos nos tornando um ponto de apoio à comunidade desfavorecida que reside nas imediações, mesmo sem termos muita consciência da dimensão que essas nossas ações já atingiam. Os vizinhos se acostumaram com as festas de natal, as festas juninas, o dia das crianças e passaram a ajudar, mas lembrando que para a Yaya ou Vó Cida, como também era conhecida, as crianças eram sempre os convidados especiais de qualquer evento, inclusive de seus aniversários.Comunidade de YayaMais amigos foram chegando e compartilhando dessa idéia. Mais crianças, novos desafios e fomos nos sentindo mais fortes e mais envolvidos. Esses momentos de festas eram os grandes momentos de alegria, e não tinha canseira para aquela Senhora de quase noventa anos.

Alguns anos as dificuldades para a realização foram maiores, mas com a união de todos e a colaboração dos amigos, vizinhos e voluntários, conseguimos dar continuidade e nunca deixamos de realizar a festa de Natal para as crianças.Em dezembro os amigos reapareciam, pois sabiam o quanto sua participação era importante para que esse compromisso com as crianças continuasse a acontecer. Isso era feito sempre de forma espontânea, alegre, lúdica, e lá ia Dona Yaya, aumentando o numero de seus convidados para o almoço.

Em 2004 fizemos 120 sacolinhas com roupas, sapatos e brinquedos, e no almoço a presença do Papai Noel que distribui os presentes. No ano seguinte, 180 sacolinhas e o mais um almoço de natal igualzinho ao dos anos anteriores, embora já não contássemos mais com a presença da nossa querida e inesquecível Yaya, que havia falecido em fevereiro de 2005.

A presença dos amigos garantia a força, a energia e o sucesso da continuidade. Um sonho foi se tornando realidade, passo a passo, esse comprometimento foi se tornando tão forte entre os amigos, que em fevereiro de 2006 nos permitiu a fundação da Organização Social e Comunitária Yaya.

 
Desde 1972® HC Regularizações | Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Home
EMPRESA
» Quem Somos
» Visão, Missão, Valores
» Nossa Equipe
SERVIÇOS
» Regularização
» Serviços Técnicos
» Orientação Jurídica
» Documentos Administrativos
» Arquiteto
» Prefeitura
» Contru
» Bombeiros
» Vigilância Sanitária
» Projetos
» Leis e Decretos
» IPTU
CLIENTES
» Nossos Clientes
» Depoimentos
PRA VOCÊ
» Artigos
» Dicas de Leitura
» Links Úteis
» Dicas Úteis
» Dúvidas Frequentes
» Glossário
RESPONSABILIDADE SOCIAL
» Projeto Yaya
ATENDIMENTO
» Orçamento
» Trabalhe Conosco
» Localização